segunda-feira, 4 de abril de 2011

Resumo do conto: O homem que sabia javanês

Castro contando uma de suas peças numa confeitaria viu que seu amigo estava calado e encantado uma hora eles começaram a conversar e  eu disse que já tinha sido professor de javanês e começou a contar a história ele estava na miséria fugindo de pensão em pensão até que ele viu um anuncio "precisa-se de um professor de língua javanesa" então foi a biblioteca e conheceu um pouco de dessa língua estudando ela durante o caminho esperei a noite para entrar para ninguém ver ele quando saiu o encarregado o encontrou e começaram a conversar sobre quando ele iria pagar sua divida, ele procurou o anuncio e mandou a carta se candidatando ao cargo e enviei voltei estudar, dois dias depois recebi uma carta de volta para me encontrar com o doutor Manuel Feliciano Soares Albernaz, para ir de condução sairia caro então ele foi a pé chegou suadíssimo lhe acolheram bem, a casa era bem velha e mal cuidada, ele entrou na sala era grande com coisas muito chiques o dono da casa chegou era velho e começou a me perguntar sobre o javanês até que o senhor disse que queria que ele ensinasse o javanês para ele por causa de um livro, trouxeram o livro para ele que era grande e velho, eu começou a ensiná-lo mais ele não aprendia direito, deves em quando o senhor mandava ele traduzir uma parte do livro e ele inventava alguma boba que o velho acreditasse e o senhor enchia o castro de presentes.
O senhor insistia que ele entrasse na diplomacia mas ele negava, mas até que um dia ele foi até o ministério e foi convidado para ser representante do Brasil no congresso de Lingüística, o senhor veio a morrer mas só que a fama dele só crescia e foi chamado várias vezes para fazer coisas relacionada ao javanês, fui a esse congresso escrevi obras e fiquei muito famoso almocei com o presidente fui para Havana e conheci mais da língua.
Quando terminei castro me disse que eu seria Bacteriologista eminente.

9 comentários: